segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reflorestamento será debatido em congresso no Tocantins

Produtores e empresários interessados em investir no reflorestamento de áreas rurais poderão participar do 1º Congresso Florestal do Tocantins – Tocantins Florestal, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2010 em Palmas, no Tocantins. No evento, especialistas apresentarão detalhes sobre a legislação que rege a atividade, discutirão questões técnicas e avaliarão as políticas de financiamento voltadas para o setor de florestas plantadas.

Tocantins Florestal

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, fará palestra sobre O Novo Código Florestal Brasileiro na abertura oficial do evento, às 10h30 do dia 9. A atualização da legislação ambiental foi aprovada em julho numa Comissão Especial da Câmara dos Deputados e poderá ser votada no plenário da Casa ainda em 2010.

As perspectivas para o setor também serão debatidas durante o evento organizado pela Associação dos Reflorestadores do Tocantins (Aretins). Especialistas ligados à Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf) lembram que essas florestas são cultivadas em áreas específicas e, depois de colhidas, remetidas para uso industrial. Em seguida, uma nova floresta é plantada, sem prejuízos ao meio ambiente.

Nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, região conhecida como Mapito, os fornos das 15 siderúrgicas instaladas localmente são abastecidos com carvão produzido a partir de árvores de reflorestamento. O presidente da Aretins, Guilherme Sahade, aposta no potencial de crescimento do setor de reflorestamento no Estado.

O tamanho médio das propriedades, a baixa densidade demográfica, as grandes áreas de pastagens e áreas degradadas são fatores que justificam o entusiasmo. Segundo ele, o Tocantins tem apenas 50 mil hectares reflorestados, mas dados do governo estadual indicam a possibilidade de crescimento. De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins (Seagro), a expectativa é que, até 2016, o Estado tenha 540 mil hectares reflorestados, especialmente com eucalipto.

Para maiores informações acesse o site do evento: www.tocantinsflorestal.com.br

Fonte: Agência CNA

0 comentários: