terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Petrobrás cria site para divulgar mapeamento da biodiversidade do Brasil

A Petrobras realiza um amplo mapeamento de biodiversidade nas áreas onde atua. Para compartilhar essas informações foi criada uma plataforma de comunicação digital batizada de Biomapas, que incluiu no seu lançamento o levantamento de espécies da fauna e da flora da região de Urucu, na Amazônia.

Através do endereço, é possível consultar nomes e características das espécies catalogadas, bem como visualizar a área de ocorrência de cada uma. (Imagem:Biomapas/Petrobras)

Agora o projeto lança um novo mapeamento, que contempla também espécies marinhas da costa brasileira. O resultado de toda essa pesquisa pode ser visto pelo site.

Através do endereço, é possível consultar nomes e características das espécies catalogadas, bem como visualizar a área de ocorrência de cada uma – recurso obtido graças a uma integração com o Google Maps. O mapeamento foi feito pelo Centro de Pesquisa Petrobras (Cenpes) nas áreas em que a companhia atua.

Além do site, o projeto contempla um aplicativo no Facebook – uma espécie de álbum em que os usuários podem ganhar figurinhas (respondendo a perguntas sobre uma determinada espécie) para trocar ou dar de presente aos amigos. E, para os visitantes mais interessados, a agência também disponibilizou um endereço no Flickr com mais fotos do projeto.

“Contávamos com muitas informações importantes sobre a preservação das espécies da fauna e flora brasileiras que resolvemos compartilhar através dos meios digitais. Dessa forma, ampliamos as possibilidades de engajamento das pessoas nas questões da preservação ambiental, seja através da troca de informações, ao colecionar figurinhas das espécies pelo Facebook, explorar mapas de presença das espécies no site através do Google Maps ou imagens no canal da Petrobras do Flickr", afirma Leonardo Sá, consultor de Multimeios da Petrobras.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários: