segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lixo em paraísos ecológicos

O Fantástico ontem trouxe à tona uma realidade muito séria que passam as as cidades litorâneas. O lixo!

Muitos turistas adoram passar férias em lugares exóticos e paradisíacos, mas esquecem
do principal: EDUCAÇÃO AMBIENTAL!

Engraçado que quando chegam, encontram um lugar bonito e organizado e quando saem deixam um lugar totalmente "destruído".

Outra reportagem seguida a esta foi a de animais marinhos sendo mortos ou mutilados pela quantidade de lixo que vão parar em alto mar. Até quando???? As pessoas não se dão conta do tamanho do problema, na verdade, não fazem nada para tentar resolver! As autoridades então, nem se fala.

Fizeram toda aquela algazarra política em Copenhague que não deu em nada! Só gastaram mais dinheiro público, com viagens de 1ª classe, comidas e bebidas especiais, exigidas pelas autoridades, além de combustível para levá-los de um lado para outro, sem contar nas extravagâncias que não são divulgadas.

É verdadeiramente uma vergonha tudo isso que vemos.

Todos os lugares onde existissem um ser humano sequer já deveria ter sido adotado a COLETA SELETIVA, mas antes disso já deveriam existir milhares e milhares de empresas responsáveis pela RECICLAGEM DO LIXO, e ainda, antes disso inserir esta premissa nas ESCOLAS, para que crianças aprendam a pensar e fazer isso desde pequenas.

A quantidade de lixo que são recolhidas todos os dias é impressionante. Tem que haver uma solução pra isso e tem que começar já, aliás, já é TARDE. Mas ainda dá pra fazer.

Outro fator que merece muita atenção, são os "sucatôes" pilhas e mais pilhas de carros que poderiam ser reaproveitados com a reciclagem. Material que duram anos para se decompor. Sem contar nos pneus, equipamentos tecnológicos, produtos tóxicos.

Os gestores políticos, grandes produtores industriais (principalmente), visam lucros e mais lucros mas esquecem que a matéria prima dos vem da TERRA, DA MÃE NATUREZA, e ela está castigada, mal-tratada, quase devastada. Ela não tem mais forças para suportar, ela luta com as armas que tem: ela invade cidades em forma de tempestades, de enchentes, de furacões, de tsunames, de nevascas, de vulcões, de deslisamentos. É desta forma que a "mãe" responde aos constantes desrespeitos do homem.

É como outro ser humano (só que muito mais poderosa que a mesquinhez do homem). Se você respeita, será respeitado.

0 comentários: