quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Brasil - O país mais rico do planeta

Todos nós sabemos que o Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes.

São 55 mil espécies de plantas — cerca de 22% das 250 mil do planeta. Um só hectare de Mata Atlântica apresenta 476 espécies vegetais distintas, um recorde mundial. O Brasil também ocupa o primeiro lugar na classificação de mamíferos, com 524 espécies, bem como de peixes de água doce — mais de 3 mil espécies. Na contagem dos tipos de répteis, só perde para a Austrália. Quanto aos anfíbios, fica apenas atrás da Colômbia. Tem, também, 1.622 espécies de pássaros, a terceira maior diversidade do mundo. As de insetos podem chegar a 15 milhões. Essa imensa riqueza vem se perdendo rapidamente — mais de setenta espécies de aves estão ameaçadas de extinção no País. Embora o Brasil conte com uma legislação ambiental moderna, a fiscalização é insuficiente, e as medidas muitas vezes chegam tarde demais.


_525 espécies de mamíferos
_468 de répteis e 517 espécies de anfíbios
_788 espécies só existem no Brasil.
_ 103 espécies e 71 de mamíferos ameaçadas de extinção.

A preservação da natureza, e consequentemente da fauna, está ligada a essa biodiversidade e variedade. Existe uma lei que proíbe a caça profissional e o comércio deliberado de espécies da fauna brasileira, no entanto nem sempre a lei é cumprida. E ainda, essa mesma lei faculta a prática de caça amadorista e estimula a manutenção de criadouros destinados à criação de animais silvestres para fins econômicos e industriais.


Acorda Brasil!

0 comentários: